sexta-feira, 5 de junho de 2009

Fazer perguntas


O “segredo do pensar”: fazer perguntas sobre o próprio pensamento. É levantando problemas, dificuldades, dúvidas, incertezas e suspeitas que nos obrigamos a repensar nosso pensamento, o que nos permite avançar na reflexão. E ao contrário: o pensamento que se detém na aceitação de respostas prontas, feitas, pré-fixadas inibe o desencadeamento do pensar. Por isso, a educação do pensamento envolve o domínio da arte e da aptidão para a problematização, renunciando à segurança cômoda das certezas e questionando convicções e evidências próprias e alheias. Mas não são quaisquer perguntas as que devemos fazer, mas perguntas fundamentais: aquelas com força existencial, as que tocam a condição humana, as que têm conseqüências vitais, as que põem em jogo a vida, o ser, os valores transcendentes. As respostas a estas perguntas é que açulam nossa capacidade de pensar além de nós mesmos, superando as fronteiras do convencional.

2 comentários:

  1. (Francisco Alexandre Maciel de Lmia - Pós-Graduação em Filosofia da Educação - Quixadá)
    QUANDO A PERGUNTA ESTÁ VOLTADA PARA A BUSCA DE UM SABER, A AQUISIÇÃO DE UM DADO CONHECIMENTO OU ENTÃO PARA APRENDER, ACREDITO QUE PODEREMOS SUPERAR OBSTÁCULOS NO ÂMBITO DA IGNORÂNCIA, UTOPIA E DAS INCERTEZAS. PENSO SIM, QUE PERGUNTAS TEM QUE ESTAR DIRECIONADAS E COM OBJETIVOS. POIS AO CONTRÁRIO, NO DIA A DIA, PODEREMOS ENFRENTAR PERGUNTAS ESPERANDO RESPOSTAS CONFORME A VONTADE DE QUEM ESTÁ PERGUNTANDO E NÃO FICANDO SATISFEITO COM A RESPOSTA. EXISTEM TAMBÉM PERGUNTAS SEM RESPOSTAS, E EXISTEM MESMO. MAS ACREDITO QUE AS PERGUNTAS PODERÃO ENCONTRAR RESPOSTAS E ESTAS PODERÃO LEVAR AQUELE QUE QUESTIONA, A SOLUCIONAR, REFAZER, PROGREDIR OU NÃO, NA SUA VIDA. O QUESTIONAR AS VEZES É FRUTO DA INQUIETAÇÃO DAQUELES QUE DESEJAM SAIR DA ESCURIDÃO DA IGNORÂNCIA, QUE QUEREM ABRIR AS PORTAS PARA UM NOVO MUNDO, UMA NOVA ETAPA DE SUA VIDA OU PARA TOMAR DECISÕES.
    (Francisco Alexandre Maciel de Lmia - Pós-Graduação em Filosofia da Educação - Quixadá)

    ResponderExcluir
  2. Devemos nós fazer e levantar questionamentos sobre tudo e qualquer situação a nós apresentadas. Essas situações que na realidade de hoje são aceitas sem nenhum tipo de questionamento se quer, devemos nós sempre nos questionar e nos perguntar o por que e pra que de tudo, e quais os benefícios a serem apresentados a nós, a sociedade em que vivemos sofre pela falta de intelectualidade do ser, o racional, o pensar, nos afastando de nossas virtudes ética e moral, agindo de maneira irracional, e constrangedora nos proporcionando conflitos, esses que são devastadores, que nos destroem, levando o ser a cometer atentados contra si mesmo, mas o porque? esse questionamento é o que não se é feito pela maioria dos seres humanos, nós nos deixamos comodar-se pelo impulso de querer aquilo que os outros querem, e não pensamos e agimos de maneira incorreta sem mesmo nos questionarmos. Então é preciso fazer perguntas sobre o que está ao seu redor, é preciso criar a consciência de tudo o que se faz, é preciso retomar as nossa virtudes, enfim devemos nós educadores despertar todo esse interesse no próximo e nos educandos para que seja renovada toda essa sociedade. Aluno: Francisco Ernandes Marques de Oliveira Filho

    ResponderExcluir

Insira aqui seu comentário.