sexta-feira, 5 de junho de 2009

Querer pensar


“É necessário tomar a decisão de querer pensar” , decisão motivada pela percepção do valor, da importância de tal decisão. Fugindo do utilitarismo, o pensar encontra sua mais genuína motivação no gosto, no prazer da reflexão. Ato humano por excelência, o pensar “nos transporta para horizontes novos, diferentes daqueles em que nossos sentidos nos retêm”.

4 comentários:

  1. A ATITUDE DO PENSAR, HODIERNAMENTE FALANDO CARACTERIZA-SE QUASE COMO UM ANACRONISMO, NUNCA PARECEU TÃO ESTRANHO, O ATO MAIS NATURAL DO SER HUMANO DESDE SUAS ORIGENS, COMO PENSAR. CADA VEZ MAIS OS PRODUTOS DO PENSAMENTO HUMANO REIFICADOS EM PRODUTOS DO CONHECIMENTO, TECNOLOGIA DA INTELIGENCIA, PARECEREM FREAR A ATITUDE DA REFLEXÃO. TODO PENSAMENTO TENDE A SER CONCEBIDO QUASE QUE COMO UNANIMIDADE COMO PENSAMENTO PELO PENSAR, VISUALIZAR ALGO QUE NÃO SEJA NEM SEQUER OBRIGADO A SEGUIR UM LOGICA REAL, NEM NORMAS REFLEXIVAS. O GRANDE QUESTÃO DO PENSAMENTO TRATADA COMO COGITO POR DESCARTES, IMPRIMI APENAS O HORIZONTE DA DUVIDA. SOMOS APENAS RECEPTORES DE IDEIAS, ACRITICOS, JÁ QUE EM NOSSO COMODISMO, O QUERER É SINÔNIMO DE REPOUSO, ISSO É A PRÓPRIA NEGAÇÃO DE SI, É A OMISSÃO DAS OMISSÕES, TALVEZ PODEMOS DA ESSE CREDITO AO VIRTUAL, QUE SE NÃO FOR SEPARADO DO REAL, NÃO SABEREMOS NUNCA ANALISAR QUERER E PENSAR, NAS EXTREMIDADES DA NOSSA PRÓPRIA EXISTÊNCIA. RENE F SOARES

    ResponderExcluir
  2. Para muitas pessoas pensar o modo de ser, o modo de agir e fazer ou pensar sobre a maneira de ver as coisas e as pessoas pode não ter sentido algum e até mesmo pode representar “perda de tempo”. Para outras o exercício do pensamento pode representar economia de tempo e de energia e a ação pensada pode ser mais eficaz e eficiente. Agir ou fazer a partir de uma escolha mais racionalizada pode de fato evitar muitos desperdícios matérias, evitar erros de roteiros, etc. Nesses dois casos a desvantagem ou a vantagem do pensamento é medida a partir do critério da utilidade. É traço marcante nas pessoas operar, agir ou fazer algo pela utilidade. Mas é necessário um passo além e descobrir a satisfação do pensar pelo pensar. Pensar e refletir são operações que nos trazem uma sensação de “libertação” desse mundo da causalidade, do jogo de interesses e da troca de favores. No exercício do pensamento a pessoa humana faz, mesmo que de modo imperfeito, mas de maneira mais perfeita quanto lhe é possível a experiência de uma vida e liberdade divinas. (Djalma da Silva Moura)

    ResponderExcluir
  3. (Francisco Alexandre Maciel de Lima - Pós em Filosofia da Educação. FCRS).
    ACREDITO QUE NOS DIAS ATUIAS, PODERIAMOS CONSIDERAR UM DOS MALES MAIS PROPULSORES DE ADERENTES É O DESEJO OU A VONTADE DE NÃO PENSAR. PODERÍAMOS TENTAR BUSCAR VÁRIAS CAUSAS, MAS GOSTARIA DE ENFATIZAR APENAS UM: O IMEDIATISMO. HODIERNAMENTE, NA MAIS PRAZEROSO DO QUE CONSEGUIR REALIZAR QUALQUER QUE SEJA A TAREFA, IMEDIATAMENTE. NO ENTANTO, DEIXAMOS DE LADO, O QUE DE MAIS PRAZEROSO PODERÁ TER O SER NA SUA ESSÊNCIA: O PENSAR, O REFLETIR, A OPORTUNIDADE DE USUFRUIR E DESFRUTAR DE ALGO INTRÍNSECO NO SER, DE "CRIAÇÃO" PROPRIA DO SER, NECESSITAR ENERGIA ELÉTRICA, GASTAR DINHEIRO, CONTRIBUINDO ASSIM ATE COM O MEIO AMBIENTE. MAS, CONFORME OUTRORA COMENTEI, ESTÁ A CADA DIA MAIS DIFICIL, TENTAR MOSTRAR A CLASSE DISCENTE, QUE ELES NECESSITAM DE PARAREM E UTILIZAR A FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE PARA SUA VIDA, QUE É O PENSAR. TEM QUE QUERER PENSAR! DIGO-LHES SEMPRE QUE MUITOS CAMINHOS TORTUOSOS QUE SÃO TOMADOS, MUITAS VEZES SÃO FRUTOS DA PREGUIÇA QUE QUERER PENSAR. PODE SER QUE PENSANDO, O SER HUMANO POSSA ERRAR, ISSO PODE ACONTECER, MAS QUE SE A CADA DECISÃO NA VIDA, FOR PRIMEIRO PENSADA, A POSSIBILIDADE DE ERRO SERÁ MENOR, E A CAPACIDADE DE REPARAR ESSE, PODERÁ ACONTECER SE QUISER PENSAR. POR TANTO, ESSA É UMA LUTA DIÁRIA EM SALA, MOSTRAR QUE O QUERER PENSAR É SEMPRE POSITIVO. (Francisco Alexandre Maciel de Lima - Pós em Filosofia da Educação. FCRS).

    ResponderExcluir
  4. Em um mundo cada vez tomado pela rapidez da tecnologia as pessoas estão acostumadas com tudo pronto de uma forma rápido, tudo quase pronto não se dão o trabalho da espera como por exemplo antigamente ao querer fazer um vestido tinha a etapa de comprar o tecido, ir na costureira tirar as medidas fazer as provas tinha todo processo, é assim com a reflexão o individuo tem que exercer para tomar com calma suas decisões na vida para não se arrepender depois. Raquel Ferreira Da Silva

    ResponderExcluir

Insira aqui seu comentário.