sexta-feira, 5 de junho de 2009

Completar o trânsito do pensamento


A arte de pensar exige, diante de qualquer realidade, atrever-se a fazer a si próprio três perguntas, buscando completar o trânsito entre os momentos da construção do pensamento, que são também três:
  1. O que diz a realidade? É o momento da objetividade, do esforço de penetração de um conteúdo e da apreensão da sua lógica. É o momento da pergunta pelo que é e da escuta humilde, da assimilação, sem preconceitos nem juízos prévios.

  2. O que me diz a realidade? É o momento da subjetividade, da apropriação do real de maneira nova, original, na construção do próprio pensar. É, por isso, também, o momento da reflexão crítica. Criticar não é rejeitar, senão assimilar com critério próprio, autônomo, escolhendo o melhor – aquilo que é percebido como enriquecedor e plenificante da pessoa. Devem-se levantar objeções e questionamentos, procurando as próprias respostas. Deve-se pensar tão longe quanto possível, tratando de prolongar as idéias e antever as conseqüências teóricas e práticas do nosso pensamento.

  3. O que a realidade me faz dizer? É o momento da intersubjetividade, ou do social: não aprendemos só para nós; a arte de pensar termina num serviço qualificado à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira aqui seu comentário.